O grupo



Mariana Silva Paula Amaral
___________________________________________
Sou Mariana, uma criaturinha “marcada pela pluralidade”, que escolhe ocupar espaços que constantemente me provoquem. Espaços esses como a Psicologia, o CineFilos, a monitoria, o Movimento Estudantil (ME), o PET. Psicologia não é singular, é um curso de caráter multifacetado, que nos permite repensamos nossos conceitos, referências, pré-conceitos, métodos, discursos, e principalmente, a forma como o outro pode ser visto. Estou cursando o 4º semestre, e apesar do pouco tempo, já percorri, ocupei e tenho ocupado vários lugares nesse espaço. O CineFilos é um projeto de extensão que mescla cinema, Filosofia, metodologias, saberes, troca de ideias e muitas pessoas, do qual sou extensionista há pouco mais de 1 ano. A monitoria de Psicanálise tem servido tanto para que eu passe pela experiência de ensino como pra que eu me dedique ao estudo da Psicanálise, ajudando-me a delinear o que quero seguir estudando. O ME é um espaço que chamou minha atenção antes mesmo do ingresso no curso e foi o cartão de visita da Universidade. O PET é o mais novo lugar que venho ocupando, que me desvia, causa estranhezas, encanto. Onde o desejo de estar me tem feito pensar em novas ideias e projetos. Meus outros interesses se voltam para as músicas, as artes, viagens, as literaturas, as horas de descuidos e inutilidades, que também não ficam de fora desse infindo mundo que a Psicologia nos permite. Por hora é isso. Ah, algo que não pode deixar de ser escrito... gosto de coisas simples, algo que particularmente considero como matéria-prima do bem viver.
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________
________________________________________________________-
___________________________________________________________
Thamila Cristina dos Santos da Silva
_________________________________________
Contar uma travessia é algo perturbador. Mas se o que nos atravessa não existe sem o risco, então o exercício de contar algo a alguém também se reveste da possibilidade de deixar um pedaço de nós dito/escrito/registrado sempre de um novo jeito. E por isso vale a tentativa! 
Digo-me estudante de Psicologia por querer e por apaixonamento, mas sou de tantos afetos que já não cabe em mim um só ponto de partida. Lanço-me as letras, a pedagogia, ao canto, a arte, a fotografia, a filosofia e a quaisquer outras linguagens que se atrevam a inquietar-se pela existência. Antes do PET participei por dois anos do grupo Maquinarias, um projeto de pesquisa e intervenção em Educação e Infâncias do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral que muito me ensinou sobre pensar diferentemente as coisas que parecem óbvias. Daí em diante tenho me interessado por pensar sobre os modos de existir e, com efeito, a miscigenação de olhares, posturas, desejos, experiências, intencionalidades, racionalidades e resistências que advém daí. O PET Psicologia (do qual sou bolsista desde  junho de 2011) me desafia a problematizar estes lugares e intervir sobre esse tempo; o programa me encoraja a manter vínculos com projetos, pesquisas e extensões que versem e atuem ético-politicamente a propósito de uma Psicologia crítica, disposta a se questionar como saber e a se reconhecer como dispositivo de poder na contemporaneidade. Assim, vou fazendo do/no PET morada, intercâmbio, amizade(s) e desassossego. 
____________________________________________________________
Franci Íria Servolo Sabóia
_______________________________________
Sou Íria. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Psicologia UFC, Campus Sobral, desde Junho de 2011.  Passei na primeira seleção, momento de nascimento do grupo, quando estava cursando o 4º semestre de Psicologia. Cheguei no grupo com os meus anseios e (in)certezas. A travessia não tem sido tranquila... São desejos entre desejos que se encontram e se desencontram, por vezes inconstantes. Atualmente estou no 6º semestre de Psicologia, e o Pet é o espaço onde tenho depositado os meus quereres para e com o curso de Psicologia, re-pensando os seus desdobramentos teórico-metodológicos. Gosto de buscar em textos, livros, palavras, em gente e na vida, possíveis tensões, atentando para a potência de novos acontecimentos que se delineia nas rupturas que conseguem gestar. Sigo gerando passos com o Pet, tecendo e compartilhando as histórias que nutrem e fazem o grupo Pet Psicologia acontecer.
_____________________________________________________--
_____________________
______________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Túlio Kércio Arruda Prestes
___________________________________________
Estou estudante de graduação em psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Dentro da roda-viva da psicologia já ocupei lugares e projetos díspares, entre os quais: o LAELON (Laboratório de Estudos sobre a Longevidade), o PET-SM (Projeto de Educação pelo Trabalho em Saúde Mental), o LEDUS (Laboratório de Estudos em Epistemologia, Educação e Subjetividade) e em abril de 2012 ingressei no PET-Psicologia (Programa de Educação Tutorial). Nos últimos anos tenho debruçado-me em autores como Nietzsche e Foucault por apostar na potência das ferramentas que estes fornecem para repensar um emaranhado de problemáticas. Nesses (des)encontros o PET tem sido um lugar que também me desafia a pensar as próprias (im)possibilidades do saber-fazer da psicologia, o terreno que esta ocupa e que concomitantemente também constrói. Nesse ínterim tenho experienciado no PET momentos permeados de angústia, de tensão, de afetações e de criações ao lado de amigos tão caros a mim. “Que mais posso te dizer? Eu que não porto outra prenda. Que só sei dar vida à trama vã...” * (*Adaptação de “Tenda” de Caetano Veloso: “Que mais posso te ensinar...) 
__________________________________
____________--

Iara Andriele Carvalho

Sou Iara,  Estudante de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. Dizer de meus caminhos, daqueles que percorri, daqueles que inventei, é sempre difícil.  Estou chegando de mansinho na Psicologia, conquistando meus espaços, fazendo amigos. O PET é mais um entre tantos caminhos que eu decidi seguir, no qual vejo possibilidades diversas e congregados muitos de meus interesses, por ser um grupo para o qual cada um trás um pouco de si e leva muito dos outros. Inquieta-me o que é do humano, a Literatura, a Música, as Linguagens, as questões sociais do meu país. Na Psicologia me interessa a multiplicidade de lugares, de olhares e de conexões com outros saberes. Minha trajetória até aqui é feita de desafios, eu sei que há muito  a ser trilhado ainda, muitas paixões para serem vividas, dentre elas destaco o Violoncelo, que conheci no Curso de Música da UFC. Lembro dos lugares em que passei, dos espinhos, das pedras, mas trago em minhas mãos apenas o perfume das rosas que colhi à beira da estrada e o brilho nos olhos de quem chegou até aqui.
E-mail: iaraandriele@hotmail.com / Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4301465T4______________________
_____________________----
______________________________________________________________-

Paulo Henrique Albuquerque do Nascimento
------------------------------------------------------
Sou Paulo Henrique, mas, meio que já que acostumei com todo mundo me chamando de PH... Estou estudante de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral e, atualmente, estou cursando o 6º semestre. Bem, como é que eu começo a contar minha história acadêmica por aqui? Esse universo que é a Psicologia às vezes nos dá a sensação de estar perdido em meio a um mundo de coisas... E é assim que acredito que minha trajetória acadêmica vem sendo traçada: perdendo-me e me achando, muitas vezes. E, entre tantos descaminhos, já fui monitor da disciplina de Teorias da Subjetividade IV, participei do LEDUS (Laboratório de Educação, Epistemologia e Subjetividade), onde pude ter maior contato com as temáticas dos Filósofos da Diferença e delinear maiores interesses de estudo, e, desde 2011, época da primeira seleção, estou bolsista do PET, um lugar que entendo não como um espaço acadêmico, somente, mas atravessado por afetos, desafios, angústias e - por que não? - grandes amigos...  Ocupar esse lugar vem me fazendo pensar a Psicologia de diversas maneiras, problematizando-a, mas, atentando às suas potencialidades e possibilidades. Por isso, cada vez mais venho despertando interesse por estudos de cunho metodológico e epistemológico, pois são neles onde visualizo ferramentas para entender e construir o saber-fazer da Psicologia. E, enquanto isso, estou seguindo e me permitindo viver essa travessia. 
E-mail: paulohenrique.an@yahoo.com.br Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451989T0
------------------------------------------------------------------
Aélio Almeida Jalles Monteiro
---------------------------------------------------
Falar de mim: para mim, um dos doze trabalhos de Hércules. Talvez eu me veja em gestos, em cores, em imagens, sons... mas tudo que vejo é impossível – ou, pelo menos, improvável – de ser palavreado. Porventura, se eu fosse mais longe e ousasse dançar este texto, Hera talvez não me tentasse matar tantas vezes. Contudo, dessa vez, hesito; persigo minha honra e tento executar os trabalhos dizendo o pouco que de mim pode ser dito. Primeiramente confusão; isso eu sei que sou. Nasci do caos e nele me criei. Construído, sem planejamento, em meio aos tempos e espaços em que me insiro, me impregnei de pessoas e perfumes. Desses nunca consegui me desvencilhar, pois, mais que tudo, eles contam a mim a minha história: uma história marcada por intempestividades de uma vida vivida em alto-mar. Ocupo diversos lugares, mas não tenho o interesse de aqui pronunciar siglas. Elas sim que me pronunciem, me anunciem e digam de onde venho e para onde vou. É... talvez eu seja isso: história e possibilidade. Ou talvez eu não seja nada.
E-mail: aelioalmeida66@gmail.com | Lattes: http://lattes.cnpq.br/4841792586184065  
______________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário