Um pouco sobre nós


O Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Ceará (PET-UFC) está vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). No curso de Psicologia da UFC- Campus Sobral, esse programa veio a ser criado no ano de 2011, sendo contemplado com Edital Nº 24/2010 - PROGRAD - UFC de Seleção de grupos para Programa de Educação Tutorial PET – UFC. A primeira seleção para a admissão dos membros do programa, ocorrida em cinco etapas, aconteceu dos dias 02 a 04 de junho do corrente ano e teve como banca avaliadora três professores do curso de Psicologia, a saber: Profa Drª. Gislene Macêdo, Profa. Ms. Érica Atem e o Prof. Ms. Pablo Severiano. Ao final da seleção, foram admitidos 7 estudantes do curso de Psicologia para compor o grupo PET deste curso, sendo 4 estudantes do quarto semestre (Aélio Almeida, Íria Saboya, Paulo Henrique  do Nascimento e Thamila Cristina  dos Santos), 2 estudantes do sexto semestre (Rosiane Albuquerque e Bruna Clézia)  e 1 estudante do oitavo semestre (Diana Negreiros). Desse modo, ficaram ainda ociosas 5 vagas remuneradas e 6 voluntárias. Quanto à tutoria do programa, essa ficou a cargo da prof. Drª Gislene Macêdo, também autora do projeto PET Psicologia UFC Sobral e, à professora Érica Atem, atribuiu-se a função da co-tutoria.
Assim, no dia 18 de Junho de 2011 deu-se o início das atividades do PET Psicologia UFC Sobral. Atividades essas que emergiram de questões organizacionais internas, como a apropriação do regimento que regula o programa, compra e pedido de materiais necessários, seleção de leituras, representações discentes em entidades deliberativas da Universidade, e até faxina da sala. E, durante os dois meses seguintes, o PET Psicologia UFC Sobral foi se apropriando de sua própria dimensão, ainda que com inúmeras interrogações. Nesse período de organização também foi escolhida a logo do programa e nela está impressa alguns sentidos que o grupo PET acredita fazer parte do mesmo.
Uma fase de reorganização e planejamento ainda foi vivenciada pelo grupo devido à saída temporária da prof. Dra. Gislene da função de tutoria do programa devido a problemas de saúde. Tal função passou a ser desempenhada pelo prof. Ms. Pablo Severiano no dia 12 de Setembro de 2011.
Muitas interrogações foram suscitadas pelo grupo durante todos esses momentos no qual o PET estava sendo gerado, formalizado e adquirindo seus encaminhamentos. Quais as atribuições de um PET, sua importância para a graduação, que caminhos um grupo PET viria a traçar dentro do curso de psicologia e como cada petiano viria se portar na graduação a partir de sua vinculação ao programa? Perguntas essas ainda recorrentes, mas que, aos poucos, seus desdobramentos foram sendo melhor visualizados.
Com grande entusiasmo em abril de 2012 tivemos uma nova seleção para bolsistas. Uniram-se ao grupo uma estudante do terceiro semestre (Iara Andriele de Carvalho), dois estudantes do quarto semestre ( Mariana Amaral e Augusto Kays) e um estudante do sexto semestre ( Túlio Kercio Prestes).
Apostamos no Programa PET como um dos pilares de uma formação acadêmica pulsante e viva. Um espaço onde, além de estudos e produções, os estudantes tem a oportunidade de repensar saberes, posturas, profissão, práticas integradas, relações éticas, num contínuo movimento de deslocamento inter-disciplinas. Abaixo listamos nossos objetivos enquanto grupo, que não são findos, nem com contornos do acabado, mas são norteadores de nossas ações, em trânsito com nossas experiências na graduação e com nossas afetações na Psicologia.

Gerais:
1. Consolidar o projeto político pedagógico do curso de psicologia com atividades integradores entre o PET, as disciplinas, os estágios básico e supervisionados de ênfase, o SPA e os programas e projetos de pesquisa e de extensão do curso de Psicologia.
2. Integrar ensino, pesquisa e extensão do curso de Psicologia por meio das ações do Grupo PET, articulando saberes, práticas e as metodologias empreendidas para a produção de conhecimento no curso de Psicologia de Sobral.
3. Contribuir para a consolidação do curso de Psicologia em Sobral, único na região Norte do Ceará, transformando-o numa das referências do estado.
Específicos:
1. Empreender atividades integradas de ciência, arte e cultura, como previsto no PPP do curso participando ativamente dos Encontros Universitários 2011 de Sobral
2. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos discentes em seu meio acadêmico, engajando-os nas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao PET.
3. Criar o Comitê Acadêmico Arti(e)culações e o Comitê de Grupos Temáticos, contando com professores colaboradores, bolsistas PET e coordenação do curso;
4. Criar o Grupo “Petsserie” para estruturação participativa do 1º ano de funcionamento do PET Psicologia, desenvolvendo a cultura de trabalho participativo, democrático e coletivo na concepção, planejamento, execução e avaliação das atividades.
5. Instituir como ações iniciais: Aos de Casa: A sala e a rua, Encena: Mostra de Arte e Cultura da UFC e o Como anda...
6. Colaborar com a Semana de Psicologia da UFC/Sobral e com eventos do universo estudantil e docente


Para entrar em contato conosco basta enviar um email parapetpsicologiaufcsobral@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário